quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Festival Música Recife

Acontece amanhã (10), a partir das 20 horas, na Praça do Arsenal (Recife Antigo), o Festival Música Recife. Na programação os grupos Canivetes, Bande Ciné, Zé Povinho e Zé Pilintra. O Festival é aberto ao público.

Outras informações: www.musicarecife.com/.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

40 ANOS DE ENCANTAMENTO DE MANUEL BANDEIRA

Sempre atento à nossa história e ao nosso povo, Bandeira iniciou suas atividades literárias em 1917, período de uma já notável ebulição cultural em Pernambuco. Poucos anos depois, Manuel Bandeira emprestaria aos modernistas de São Paulo em 1922 o texto que lhes faltava para a demarcação do novo em nossa poesia, tornando-se o grito de luta contra as forças retrógradas do parnasianismo: o poema OS SAPOS, lido por Ronald de Carvalho.

Como bom modernista, Bandeira sempre colocou o vocábulo simples do povo em sua poesia, pois considerava essa a forma mais pura de falar português, conforme afirma emEvocação do Recife: "A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros./ Vinha da boca do povo, na língua errada do povo/ Língua certa do povo/ Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil"  (BANDEIRA, 1993, p. 135).


Esse evento será realizado em memória de Manuel Bandeira, precisamente na data do 40º aniversário de sua morte. Ao finalizarmos a Pesquisa Cultural 250/07, financiada pelo FUNCULTURA/FUNDARPE/GOVERNO DE PERNAMBUCO, empreendida pelo produtor cultural André Cervinskis no período de setembro de 2007 a setembro de 2008, enfocaremos a visão de Bandeira sobre o Brasil e Pernambuco, em especial, através de palestras no Espaço Pasárgada e Escola Poeta Manuel Bandeira,
  lançamento da brochura com os resultados da pesquisa, doação de livros à Escola POETA MANUEL BANDEIRA e um seminário comemorativo na UFPE.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Lançamento da brochura Pesquisa Cultural 250/07:

 A IDENTIDADE DO BRASIL EM MANUEL BANDEIRA,

 de André Cervinskis

13/10/08, 19h, Saraiva Megastore – Shop. Recife.

Apresentação da brochura por Wilma Martins de Mendonça (UFPB)

e Olimpio Bonald Neto (APL)

Recital performático com Moisés Neto

 

Seminário: BANDEIRA EM SUA PASÁRGADA 

Dia 14/10/08, 9 às 13h, Mini-auditório 2 – CAC/UFPE

 

9h – Mesa de abertura: Reitor UFPE; Chefia de Departamento de Letras – UFPE; UBE-PE; Academia Pernambucana de Letras; André Cervinskis (projeto MB 250/07)

Coordenação: Virgínia Leal (UFPE)

9h15 – 2ª mesa: Teca Carlos (SIC/FUNDARPE) e Lourival Hollanda (UFPE)

Coordenação: Alexandre Maia (UFPE)

10h15m – Intervalo

10h30m -  3ª mesa: Lucila Nogueira (UFPE) e Edson Nery da Fonseca

Coordenação: Anco Márcio Vieira (UFPE)

11h30m – 4ª mesa: André Cervinskis e Wilma Martins de Mendonça (UFPB)

Coordenação: Marlos Pessoa (UFPE)

12h30m – Considerações finais

13h – Encerramento

Recital performático com Valmir Jordão e convidados.

 

PALESTRA E CERIMÔNIA DE DOAÇÃO DOS LIVROS da Pesquisa 250/07 para o Espaço Cultural Manuel Bandeira - Escola Poeta Manuel Bandeira – Praça Miguel de Cervantes, Ilha do Leite, Recife, PE

Dia 14/10/08, 19h

Recital com Geninha Rosa Borges e Eduardo Martins.

 

PALESTRA COM OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA sobre os resultados da pesquisa cultural 250/07

Palestrante: André Cervinskis

Debatedor: Cyl Gallindo

Mediadora: Wilma Martins de Mendonça (UFPB)

ESPAÇO PASÁRGADA

15/10/08, 9h

Recital com Geninha Rosa Borges e Eduardo Martins.

 

INFORMAÇÕES: 9618-4364/3439-9556/9266-9610
Texto: Assessoria

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Luz no Capibaribe!

Hoje é o dia do Projeto Vida e Luz no Capibaribe, realizado pelo Movimento Recapibaribe. Trata-se de iluminar o nosso rio (em frente ao bar Capibar) com centenas de lamparinas, de margem a margem. A idéia é sensibilizar os recifenses, mostrando que o rio é a fonte de vida e luz da cidade. Em paralelo a homenagem, acontece o I Recital de Poesias Ecológicas e o lançamento da Exposição - Não Desistiremos Nunca - que traz imagens da I Corrida de Baiteiras do Capibaribe realizada dia 24/08 deste ano. A exposição idealizada pelo Fotógrafo Pedro Jatobá mostra mais uma ação na eterna luta dos pescadores recifenses e das comunidades ribeirinhas por um rio limpo e navegável.

O que:  Projeto Vida e Luz no Capibaribe
Quando: 02 de Outubro a partir das 19hrs (Evento)
Onde: Capibar, Sede do Mov. Recapibaribe (Rua Tapacurá, 101 Casa Forte - Recife)
Quanto:Entrada Gratuita

Concurso de Agremiações

Estão abertas, até 3 de outubro, as inscrições para o Concurso de Agremiações Carnavalescas na Cidade do Recife nas modalidades Blocos de Pau e Corda, Clubes de Frevo, Clubes de Boneco, Troças, Maracatus Baque Solto, Maracatu Baque Virado, Caboclinhos, Tribos de Indios, Bois de Carnaval, Ursos e Escolas de Samba. As inscrições são gratuitas. Inscrições e outras informações: (81) 3232.8018.

Fonte: Ascom MinC NE

Chora, Recife!

Acontece, de 8 a 11 de outubro, o II Circuito Recife de Choro. O circuito passa pela praça da Varzea, Largo da Barriguda em Agua Fria, Praça de Casa Forte, e Pátio de São Pedro. Todos os dias iniciam às 20h, com excessão do dia 11, no Pátio de São Pedro, onde as apresentações iniciam as 22h. Outras informações: (81) 3371-2270.


Fonte: Ascom MinC NE